No próximo dia 18, às 19h30, será lançado o livro Francisco Iglesias, o caminho do historiador, de autoria do professor João Antônio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. A biografia faz parte da coleção Beagá Perfis, que chega à quarta edição. Criada pela Conceito Editorial, a série valoriza personagens que marcaram a vida da cidade.

Leia o restante da matéria no site da UFMG.

O novo número de Cadernos do Desenvolvimento, periódico acadêmico do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, traz uma entrevista com o Professor Clélio Campolina Diniz, professor emérito da FACE e reitor da UFMG (2010-2014), sobre questões do desenvolvimento brasileiro, bem como um artigo de sua autoria sobre Minas Gerais a economia nacional.

Os textos podem ser baixados no site da revista.

Em agosto de 2018, a Pró-reitoria de Graduação divulgou as novas Normas Gerais de Graduação, que alteram alguns processos curriculares e oferecem possibilidades de percursos formativos aos estudantes. O Pró-reitor adjunto de Graduação da UFMG, Professor Bruno Teixeira, presta esclarecimentos sobre a vigência dessas mudanças.

31/01 a 04 de fevereiro/2019
1ª Fase: Período de requerimento de matrícula via MinhaUFMG no link: Graduação Acesso Alunos.

11 de fevereiro/2019
Divulgação pela Internet do resultado das solicitações de matrícula.

14 a 15 de fevereiro/2019
2ª Fase: Requerimento de acerto de matrícula on-line (inclusão de novas disciplinas).
Via MinhaUFMG no link: Graduação Acesso Alunos.

25 e 26 de fevereiro/2019
3ª Fase: Solicitação de matrícula em disciplinas de formação livre(núcleo geral) e formação transversal (núcleo complementar).
Via MinhaUFMG no link: Graduação Acesso Alunos.

26 de fevereiro/2019
4ª Fase: Requerimento presencial de matrícula em disciplinas de Pós-Graduação (núcleo avançado) pelos alunos da Graduação nos Colegiados de Pós-Graduação.

27 de fevereiro/2019
Matrícula em disciplinas de Pós-Graduação (núcleo avançado) pelos alunos da Graduação nos Colegiados de Pós-Graduação.

01 de março/2019
Resultado da efetivação da matrícula em disciplinas de formação livre (núcleo geral) e formação transversal  (núcleo complementar) acerto presencial de matrícula.

20 de fevereiro/2019
Curso de Administração: acerto presencial de matrícula no CEGRAD - Centro de Graduação da Face - Sala 1017 (horário: 9h às 20h).

20 de fevereiro/2019
Curso de Ciências Contábeis: acerto presencial de matrícula no CEGRAD - Centro de Graduação da Face - Sala 1017 (horário: 9h às 20h).

21 de fevereiro/2019
Curso de Ciências Econômicas: acerto presencial de matrícula no CEGRAD - Centro de Graduação da Face - Sala 1017 (horário: 9h às 13h).

25 de fevereiro/2019
Início do 1º semestre letivo de 2019

Atenção: o  acesso  à  matrícula  on-Line  somente  será  possível  através  da login  e senha  do site: https://minha.ufmg.br
O  aluno  que  ainda  não  possui  a  senha  ou  a  tenha  perdido,  deverá  providenciá-la junto ao LCC/ICEX (Laboratório de Computação Científica) sala 2040, de 2ª  a 6ª feira, no horário de 8h às 18h ou por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações pelo telefone 3409-4916.

Centro de graduação - CEGRAD/FACE/UFMG

Quase a metade – 49,3% – dos alunos estudantes que chegaram aos cursos de graduação da UFMG no primeiro período letivo de 2018 se autodeclararam pretos ou pardos. O percentual é praticamente o dobro do registrado em 2008 (26,75%), ano que antecedeu o início da aplicação das políticas de ações afirmativas na Universidade. Os dados estão em relatório sobre o perfil dos estudantes matriculados na última década, elaborado pelo Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O trabalho também mostra que houve crescimento da entrada de alunos cuja renda familiar é de um a dois salários mínimos: em 2014, esses estudantes correspondiam a 11,4% do total, e, em 2018, a 18,2%. Além disso, o estudo também indicou que um terço dos alunos da UFMG tem renda familiar de dois a cinco salários mínimos, compondo a categoria socioeconômica mais frequente.

Leia o restante da matéria no site da UFMG.

Palavras “de esperança e de alento” foram escolhidas pelo professor Hugo Eduardo Araújo da Gama Cerqueira para encerrar seu discurso de posse como diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), em solenidade na manhã desta terça-feira, 27, no campus Pampulha. Com mandato no período 2018-2022, ele e a vice-diretora Kely César Martins de Paiva assumiram os cargos, ocupados nos últimos quatro anos respectivamente pelas professoras Paula de Miranda Ribeiro e Lízia de Figueiredo.