O II Seminário Internacional Economia e Cultura dos Comuns- Experiências e alternativas de (des)envolvimento para a Amazônia realiza edição virtual e aberta ao público. A programação ocorre entre os dias 12 de agosto e 9 de setembro, com emissão de certificados para os participantes.

Desenvolvimento sustentável, economia, saberes tradicionais, território, urbanização e cultura são alguns dos assuntos tratados na segunda edição do seminário Economia e Cultura dos Comuns. Com o tema Experiências e alternativas de (des)envolvimento para a Amazônia, pesquisadores da UFPA, UFT e UFMG convidam o público para uma série de conferências on-line, a fim de compartilhar conhecimento científico de diversas áreas.

No dia 12 de agosto, às 19h, Rosa Acevedo Marín ministra uma conferência sobre Sistemas de uso comum e reciprocidades econômicas positivas. Professora dos Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), ambos da UFPA, Rosa é socióloga e pós-doutora pela Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá. Seu trabalho intelectual concentra-se nos temas escravidão no Pará, territórios quilombolas, identidades e cartografia social.

O professor Francisco de Assis Costa segue a programação no dia 19/08, também às 19h, com uma apresentação sobre Eficiência reprodutiva: um modo de avaliar o andamento da vida. Economista e doutor pela Universidade Livre de Berlim, Francisco Costa é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia e do PPGDSTU, na UFPA. Suas pesquisas aliam economia e modelagem matemática a perspectivas históricas e sociológicas, tratando da diversidade de estruturas e agentes produtivos da Amazônia.

Na semana seguinte, em 26/08 às 19h, Ruth Muñoz faz uma apresentação ao público intitulada La promoción de la economía social y solidaria desde lo local en la Argentina: Aprendizajes y preguntas desde la economía sustantiva. Pesquisadora do Instituto del Conurbano da Universidad Nacional de General Sarmento (UNGS), na Argentina, Ruth trabalha com políticas públicas, economia regional e urbana, economia social, finanças solidárias e microfinanças.

E a programação encerra no dia 09 de setembro, às 19h, com Roberto Monte-Mór e o tema Utopias Urbano- Camponesas e outras economias: questões para (re) pensar a Amazônia Brasileira. Roberto é arquiteto e urbanista e doutor em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia- UCLA e trabalha com os temas planejamento urbano e regional, economia regional e urbana, economia popular e solidária e urbanização extensiva. É professor da UFMG, no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), na Faculdade de Ciências Econômicas e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU, da Escola de Arquitetura.

O seminário é resultado de uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da UFPA, o Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da UFT e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento (Cedeplar) da UFMG, por meio do projeto PROCAD, apoiado pela Capes. O principal objetivo do grupo é reunir pesquisadores em diferentes níveis de formação para dialogar sobre suas experiências com pesquisa na Amazônia. As conferências ao vivo e abertas à participação do público são uma possibilidade de ampliar as conversas e divulgar resultados de pesquisas comprometidas com as questões da região.

Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo no canal NEUZA- UFT Agroecologia no Youtube e posteriormente salvas na plataforma.
Os participantes que desejarem emitir certificados como ouvintes devem se cadastrar no site.

Para mais informações, acompanhe a página @procadcomuns no Instagram.

O curso de graduação em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG promoverá sua aula inaugural no dia 11 de agosto, terça-feira, às 19 horas, marcando o retorno às atividades acadêmicas. Para proferi-la, foi convidada a Professora Deisy Ventura, Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Na ocasião, ela falará sobre "Pandemia e Organizações Internacionais: a Organização Mundial da Saúde (OMS) em questão".

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=apBpeLuOTwQ

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do Professor Geová José Madeira, ocorrido na manhã de hoje.

Aposentado na UFMG em 2011, o Professor Geová Madeira foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis e coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Aos seus colegas, familiares e amigos expressamos nossas sinceras condolências.

Diretoria da Faculdade de Ciências Econômicas.

Divulgamos os resultados do processo seletivo de novos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia.

APROVADOS

1. Júlia Maciel Augusta Morato
  2. Guilherme Yamashita Silva
  3. Victor Felipe Souza Belo
  4. Luca Vilela Zwernemann

NÃO APROVADOS

1. Alex Penido de Mello
  2. Pedro Benner de Oliveira Rios
  3. Pedro Henrique de Matos Araujo

A Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG torna público que realizará uma cerimônia para colação de grau do formando Leonardo Kamil Gouvêa, que concluíu o curso de Ciências Econômicas no segundo semestre de 2019.

A cerimônia será realizada no dia 4 de agosto, terça-feira, às 11h00, por meio de videoconferência, nos termos da Portaria n° 1951, de 24 de março de 2020, da Magnífica Reitora da UFMG. O público poderá acompanhar a cerimônia por meio deste link.

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de novos bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Administração (7 vagas) e Economia (4 vagas).

Os editais, com detalhes sobre as provas e inscrições, podem ser consultados nos links abaixo:

Edital nº 310/2020/FACE-SAC-UFMG - PET Administração

Edital nº 309/2020/FACE-SAC-UFMG - PET Economia