Os Departamentos são órgãos das Unidades Acadêmicas da UFMG em que são lotados professores que têm objetivos comuns de ensino, pesquisa e extensão. É de sua responsabilidade a oferta de atividades acadêmicas curriculares.

Atualmente, a Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) conta com quatro Departamentos:

Estrutura

Cada Departamento compreende uma Câmara e uma Assembléia (nos Departamentos com 15 ou menos docentes, a Câmara e a Assembléia constituem um só órgão).

A Câmara Departamental é presidida pelo Chefe de Departamento, e constituída pelo Subchefe do Departamento, por professores eleitos pelo corpo docente do Departamento, por representantes eleitos do corpo técnico e administrativo, em exercício no Departamento, e por representantes discentes. Suas atribuições são variadas e envolvem, entre outros aspectos, o planejamento e supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento, a avaliação dos planos de trabalho e atribuição de encargos aos docentes vinculados, o estabelecimento dos programas das atividades acadêmicas curriculares do Departamento, a proposição da admissão e da dispensa de docentes, bem como de modificações em seu regime de trabalho, etc. (Cf. o artigo 49 do Estatuto da UFMG).

A Assembléia do Departamento, também presidida pelo respectivo Chefe, é constituída por todos os docentes vinculados ao Departamento, pelos representantes eleitos do corpo técnico e administrativo e por representantes discentes. Compete à Assembléia eleger o Chefe e o Subchefe do Departamento, estudar e discutir políticas do Departamento, e sugerir medidas destinadas a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Chefe e o Subchefe do Departamento, com mandatos de dois anos, são professores das carreiras de magistério superior, em exercício, eleitos pela maioria absoluta de votos dos membros da Assembléia Departamental. Além de presidir a Câmara e a Assembléia Departamentais, o Chefe é a principal autoridade executiva do Departamento em relação às diversas matérias que correspondem às atribuições da Câmara.