Os cursos de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG compreendem mestrados e doutorados em suas diferentes áreas de ensino e pesquisa.

Eles são organizados com vistas a proporcionar uma alta qualidade das atividades de ensino, de pesquisa e de produção acadêmica. Para isso, buscam a contínua atualização nas suas áreas  de conhecimento, refletida na sua estrutura curricular e na busca da interdisciplinaridade e de efetiva internacionalização. As atividades da Pós-graduação buscam também uma integração com o ensino de Graduação das suas áreas e o intercâmbio acadêmico com outras instituições de ensino e pesquisa, bem como com a sociedade em geral. 

O Mestrado tem por objetivos aprofundar o conhecimento acadêmico e profissional do(a) aluno(a), bem como aprimorar a capacidade de realizar pesquisas em área específica ou interdisciplinar do conhecimento. O Doutorado, por sua vez, tem por objetivo desenvolver a capacidade do(a) candidato(a) de propor e conduzir, de forma autônoma, pesquisas originais em área específica ou interdisciplinar do conhecimento.

A coordenação didática dos Cursos de Mestrado ou de Doutorado é exercida por um Colegiado de Curso, presidido por um Coordenador e constituído por representantes dos docentes e discentes na forma do Regulamento de cada Curso. Entre as atribuições do Colegiado de Curso incluem-se: coordenar  e  orientar  as  atividades  acadêmicas  e  administrativas  do Curso, recomendar a indicação ou substituição de docente(s), elaborar o currículo do Curso, estabelecer as diretrizes dos programas das atividades acadêmicas e propor sua  modificação etc..

O corpo docente de cada Curso é constituído por docentes permanentes e, a critério do Colegiado de Curso, também por docentes colaboradores e visitantes, todos eles portadores do grau de Doutor ou título equivalente.

Atualmente, a FACE-UFMG abriga os seguintes programas de pós-graduação stricto sensu:

O Programa de Pós-Graduação em Administração objetiva a preparação de pesquisadores no campo da administração e a formação de professores habilitados a atender às necessidades do ensino superior na área das ciências administrativas. É oferecido nos níveis de Mestrado e Doutorado. O Programa oferece também oportunidades de estágio pós-doutoral.

Na última avaliação quadrienal da Pós-graduação brasielira, realizada pela Capes em 2017, o Programa obteve o conceito 4.

Para mais informações, consulte a página do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Cepead) ou telefone para (31) 3409-7050.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis objetiva a formação de pessoas com qualificação técnica e científica para exercerem atividades de ensino e pesquisa, além de oportunizar o aprofundamento em conhecimentos profissional e acadêmico para possibilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução de pesquisas em contabilidade e controladoria. É oferecido nos níveis de Mestrado e Doutorado.

Na última avaliação quadrienal da Pós-graduação brasielira, realizada pela Capes em 2017, o Programa obteve o conceito 4.

Para mais informações, consulte a página do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade (Cepcon) ou telefone para (31) 3409-7263.

O Programa de Pós-graduação em Demografia da FACE-UFMG visa ao desenvolvimento de um programa avançado de treinamento e pesquisa, que integre abordagens demográficas e sócio-econômicas apropriadas ao contexto de países em desenvolvimento, para a formação de profissionais altamente qualificados, capazes de atuar em agências governamentais e organizações não governamentais no Brasil e em outros países, e de disseminar conhecimento através do ensino para estudantes universitários e para profissionais. É oferecido nos níveis de Mestrado e Doutorado, oferecendo também oportunidades de estágio pós-doutoral.

Na última avaliação quadrienal da Pós-graduação brasielira, realizada pela Capes em 2017, o Programa obteve o conceito 7.

Para mais informações, consulte a página do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) ou telefone para (31) 3409-7087

Criado em 1968, o Programa de Pós-graduação em Economia da FACE-UFMG oferece ambiente e recursos adequados para que se desenvolva a investigação científica e a pesquisa na área de Economia, formando professores e pesquisadores aptos a atender à expansão do ensino superior na área e a desenvolver trabalhos de alto padrão de competência técnico-científica, assim como profissionais que possam trabalhar nos setores público e privado.

É oferecido nos níveis de Mestrado e Doutorado. O Programa também oferece oportunidades de estágio pós-doutoral.

Na última avaliação quadrienal da Pós-graduação brasielira, realizada pela Capes em 2017, o Programa obteve o conceito 6.

Para mais informações, consulte a página do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) ou telefone para (31) 3409-7087.