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Informamos que o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, em parceria com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), vai inaugurar, no dia 29 de maio no auditório da Reitoria da UFMG, a Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica. A cerimônia terá início às 10 horas. Essa cátedra representa o marco inicial de um novo programa de cátedras de longa duração no âmbito do IEAT. Esse programa tem como objetivo principal atrair pesquisadores de renome internacional para colaborarem de forma mais orgânica com os grupos de pesquisa da UFMG, visando o avanço qualificado e inovador da pesquisa transdisciplinar.
A primeira cátedra desse programa do IEAT será dedicada ao tema da Educação Básica e terá como catedrático o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e referência mundial nos estudos sobre formação de professores. No evento, ele vai ministrar a conferência “A responsabilidade pública da universidade perante os professores e a sua formação”.
A Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica do IEAT conta com o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UFMG, que tem atuado num conjunto de ações da UFMG que visam ao estreitamento de relações entre a universidade e as escolas de educação básica, entre tais ações está a criação da rede mineira de formação de professores.
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A Assessoria de Comunicação do CAED/UFMG informa que no dia 9 de maio, das 14h às 15h30, o Caed/UFMG promove o webinário “Reflexões sobre a Inteligência Artificial na Educação a Distância”.
Ministrada pelo professor Samuel Durso, coordenador da UAB na UFMG e docente do departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas, a palestra será transmitida pelo canal do Caed no YouTube, no qual também ficará gravada.
A apresentação abordará as possibilidades de uso da inteligência artificial (IA) na educação a distância, incluindo a produção acadêmica sobre a temática, a utilização da tecnologia pelo setor privado de ensino, que concentra a maior parte das matrículas de cursos na modalidade, e a aceitação de docentes da EaD desse tipo de ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
“A IA já se faz presente no dia a dia das instituições de ensino, professores e estudantes da EaD. Entender as diversas implicações dessas ferramentas para o processo educacional torna-se necessário para antever os possíveis problemas e as oportunidades que decorrem do seu uso”, explica Samuel, que defendeu, em fevereiro deste ano, tese acerca dos impactos da inteligência artificial sobre a educação a distância no Brasil, pelo programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da UFMG.
Não é necessário se inscrever previamente, mas interessados em receber certificado deverão preencher o formulário que será disponibilizado no chat do canal durante a transmissão.
Educação digital em debate
O evento abre o ciclo de webinars “Conversas em Rede: Diálogos sobre Educação Digital”, proposto pelo Caed com o objetivo de proporcionar um espaço de aprendizado contínuo e de discussão para educadores, gestores educacionais e outros profissionais interessados no assunto.
Na avaliação da diretora adjunta de EaD da UFMG, Ana Carolina Correia Almeida, o projeto pode contribuir para a reflexão e o aprimoramento do trabalho docente. “Ao discutir temas pertinentes à educação a distância e à educação digital, os webnários têm o potencial de inspirar a inovação e o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas, tecnológicas e de gestão, impulsionando a melhoria contínua na prática educativa”, afirma.
A programação do projeto inclui outros três webinars, apresentados por pesquisadores dos temas. As datas e temas dos próximos encontros serão divulgados no site e no perfil do Caed no Instagram. Informações: