É com tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do Professor José Alberto Magno de Carvalho, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 27/10.

Professor Emérito da UFMG, José Alberto ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas em 1961, onde foi aluno do curso de graduação em economia. Mais tarde, em 1966, passou a integrar o corpo docente da Faculdade. Aqui, exerceu o ofício de ensinar e pesquisar por mais de 50 anos. Foi um dos fundadores do Cedeplar e participou da criação e consolidação dos programas de pós-graduação em Economia e Demografia. Dirigiu o Cedeplar em diferentes períodos e foi, por duas vezes, diretor da FACE, além de ter presidido a Fundação Ipead e ocupado posições destacadas a frente de órgãos e conselhos da Administração Central da Universidade.

A trajetória do Professor José Alberto confunde-se com a história dos estudos e pesquisas em demografia no País. Foi o primeiro brasileiro a se doutorar na área. Publicou estudos que pautaram o debate sobre o padrão e a dinâmica demográfica brasileira e formou dezenas de pesquisadores por meio do ensino e orientação de trabalhos de pós-graduação. Foi criador e presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e presidiu a Internacional Union for the Scientific Study of Population (IUSSP), além de atuar como consultor junto a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).

Seu legado acadêmico permanecerá conosco, bem como sua contribuição para a construção das instituições que ajudou a criar e dirigir. Levaremos, igualmente, na memória, seu jeito de ser simples e alegre, sua dedicação aos amigos e ao trabalho.

Aos seus familiares, colegas e amigos, expressamos nosso sentimento e solidariedade.

A Diretoria da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG