O Cedeplar realiza, de 19 a 23 de agosto, o 18º Seminário de Diamantina.

Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982, ampliou o escopo de suas discussões ao longo de suas diferentes edições, assumindo uma dimensão nacional e internacional.

Neste ano, após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, o tema da crise da mineração em Minas Gerais e no Brasil será objeto de profunda reflexão. É em torno deste tema que o Seminário pretende motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira. Destacam-se a profunda crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como profunda crise internacional, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.

As inscrições para o evento estão abertas até 15/09 por meio do formulário on line. A programação preliminar já pode ser conferida. Outras informações poderão ser obtidas no site do seminário ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Importante: os candidatos a frequentar os três minicursos oferecidos pelo Young Scholars Initiative (YSI/INET) deverão também fazer sua inscrição para o processo seletivo até o dia 1° de agosto por meio deste outro formulário.

Os três minicursos serão:

Minicurso 1: Outras economias (segunda-feira - 19/08/2019)
Minicurso 4: Money, Space and Financialization (terça-feira - 20/08/2019)
Minicurso 5: História do Pensamento Econômico-ecológico (terça-feira - 20/08/2019)