O Programa de Pós-Graduação em Demografia irá oferecer o workshop O uso do PostgreSQL/PostGIS para a análise de grandes bases de dados, ministrado pelos professores  José Irineu Rangel Rigotti e Renato Hadad.

O objetivo é ensinar os primeiros passos para acessar os bancos de dados a partir do servidor do Cedeplar. Para as consultas das variáveis alfanuméricas (dos censos demográficos, PNADs, censos escolares, etc) será usado o Postgres, e também informações georeferenciadas, em formato "shape file", cujas consultas serão realizadas no Postgis. Análises estatísticas descritivas serão realizadas no R, e a visusalização espacial e mapas no QGIS. O workshop será dirigido preferencialmente aos alunos dos programas de pós-graduação do Cedeplar, mas também receberá pedidos de inscrição de alunos de outros cursos, que ficarão condicionados ao número de vagas ofertadas.

Período:  25 a 28/02/2019

Horário: 13h30 as 17h30

Local: Laboratório 2075 - 2º andar da FACE-UFMG

Numero de Vagas: 20 (vinte)

Inscrições: gentileza manifestar o interesse pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o nome completo e o curso em que está matriculdo até o dia 20/02/2019 (quarta-feira).