O curso de Ciências Contábeis da UFMG é um dos primeiros cursos superiores em contabilidade do Brasil, já que, somente em 1945, foi inaugurado o ensino universitário na área. Tem origem no curso de Administração e Finanças, que funcionou, em Belo Horizonte, no período de 1942 a 1945. Com a extinção desse curso e do de Atuária, em 1945, foi criado o de Ciências Contábeis e Atuariais, que começou a funcionar no mesmo ano. Em 1953, passou a se chamar Ciências Contábeis. Desde então, o curso moderniza-se para acompanhar as transformações econômicas e sociais do mundo atual.

O curso é oferecido no período noturno e tem duração de cinco anos. Anualmente, são oferecidas 80 vagas, com entrada de 40 alunos por semestre.

No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2006, o curso alcançou a nota 5 (nota máxima).

Sobre o curso

O curso de Ciências Contábeis da FACE-UFMG forma profissionais capazes de gerenciar a contabilidade de entidades, de tomar decisões adequadas e oportunas ao destino das organizações e de prestar contas da gestão perante a sociedade. O currículo é flexível, permitindo aos alunos buscar o conhecimento de acordo com suas necessidades e aspirações, em qualquer Unidade da Universidade.

Pode ser dividido em algumas fases. Na primeira, que abrange os períodos iniciais, os alunos têm contato com disciplinas humanísticas – como filosofia, sociologia, política e economia – que oferecem fundamentos para as matérias específicas da Contabilidade. Numa segunda fase, os alunos aprendem os conteúdos de Contabilidade, aproveitando os conhecimentos instrumentais da administração, da estatística, da matemática financeira, da língua portuguesa e do direito. Na terceira fase, são ensinados os aspectos da contabilidade avançada, tributária, pública, custos, análise econômico-financeira, auditoria, perícia contábil, orçamento, sistemas de informações e controladoria, além de conteúdos optativos escolhidos pelos alunos, segundo as próprias aspirações.

Em todos os períodos, os estudantes são motivados a realizar pesquisas, projetos acadêmicos e estágios supervisionados, com o objetivo de promover o conhecimento contábil e de despertar a vocação de pesquisadores e docentes.

Áreas de atuação

O profissional de Contabilidade pode desenvolver atividades de auditoria, perícia, controladoria, finanças, investimentos, consultorias e assessorias.

Corpo docente

O curso é ministrado por professores de diferentes Departamentos da UFMG. Em sua maioria, são professores ligados ao Departamento de Ciências Contábeis, que também lecionam disciplinas dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu, Pós-Graduação Stricto Sensu.