Idealizada na Gestão 1998-2006, do Prof. Clélio Campolina,  foi inaugurada no dia 01 de setembro de 2008 após a mudança da Faculdade de Ciências Econômicas para o Campus da Pampulha.

O novo prédio da Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura foi projetado para o atendimento ao público durante 24 horas. Criada a partir de uma demanda antiga por oferta de uma infraestrutura física de estudos, em tempo integral, para a comunidade da Faculdade de Ciências Econômicas, hoje se tornou referência para toda UFMG, bem como para o público externo.

O acesso durante o horário especial será permitido somente mediante apresentação da carteira do Sistema de Bibliotecas da UFMG (carteira única da UFMG ou autorização expedida pela biblioteca) acompanhada de documento de identidade com foto. O usuário externo à UFMG deverá fazer cadastramento prévio na Biblioteca para ter acesso.

Serão oferecidos os serviços de consulta ao acervo e empréstimo – este realizado por meio de uma máquina de autoatendimento. Ao efetuar o empréstimo, o sistema emitirá um recibo que deverá ser apresentado ao porteiro juntamente com a obra, para liberação da saída do material.