A produção intelectual (livros e artigos científicos) e os objetos pessoais do naturalista Alípio de Miranda Ribeiro, doados pela família do pesquisador para a UFMG, poderão ser conferidos em exposição inaugurada no dia 02 de junho, às 14h, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG (Dicolesp), no quarto andar da Biblioteca Central.

A inauguração da mostra contará com a presença dos familiares do naturalista e formalizará a doação feita em julho de 2013, por intermédio da neta do pesquisador, a professora Paula de Miranda Ribeiro, atual diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Serão expostos instrumentos utilizados na expedição Rondon, cartas manuscritas, fotografias, objetos pessoais, artigos e ensaios escritos pelo naturalista. A exposição vai até o dia 17/07/2015 e pode ser conferida das 09 h às 17h.

Interessado por História Natural desde jovem, Alípio de Miranda Ribeiro (1874-1939), ainda na adolescência, traduziu para o português a obra do naturalista, matemático e escritor francês, conde de Buffon. Ao longo da carreira profissional, produziu mais de 150 obras sobre vertebrados e invertebrados da fauna brasileira. Trabalhou no Museu Nacional, como naturalista auxiliar e, posteriormente, professor e chefe da Divisão de Zoologia. Nesse período, recebeu visitantes ilustres no Museu, como o físico Albert Einstein.

Participou da primeira expedição da Comissão Rondon (1908-1910), que tinha como objetivo integrar as regiões pouco exploradas do Brasil, como a região amazônica, às áreas desenvolvidas, para solucionar problemas de transportes e comunicações. Durante a expedição, realizou coleta de material zoológico e escreveu valiosas observações sobre o que encontrou.

Miranda Ribeiro foi também o fundador da Inspetoria de Pesca, em 1911, onde foi criada uma biblioteca especializada, um museu sobre a pesca e o navio oceanográfico “José Bonifácio”, além de terem sido oferecidas seções técnicas de pesquisa.